17 dicas para consumir menos açúcar no dia a dia

Compartilhar

 17 dicas para consumir menos açúcar no dia a dia


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir 25g de açúcar por dia. Entretanto, nossa alimentação tem uma quantidade muito maior deste ingrediente, já que a indústria alimentícia o utiliza em alimentos que nem imaginamos!
25 gramos de açúcar = 1 colher de sopa

A quantidade diária recomendada pela OMS é muito pequena. Equivale a uma colher de sopa bem cheia ou seis colheres pequenas de café.

Conselho nº 1: melhor fruta que suco

O açúcar das frutas inteiras não é prejudicial. Entretanto, quando são espremidas, o metabolizamos como açúcares livres, que devem ser consumidos com ainda mais precaução.

Conselho nº 2: cuide do seu café-da-manhã

Existem lugares no mundo onde é comum, ao acordar, comer geleias, chocolates, iogurtes açucarados etc. É melhor apostar por alimentos salgados saudáveis como verduras e ovos, além de diminuir a quantidade de açúcar na bebida.

Conselho nº 3: atenção com os molhos

Preparar nossos próprios molhos é a forma mais saudável de consumí-los. Isso se deve ao fato de que marcas de ketchup, por exemplo, adicionam uma grande quantidade de açúcar para melhorar seu sabor e equilibrar a acidez do tomate.

Conselho nº 4: cuidado com as pizzas congeladas

Muitos são os alimentos pré-cozidos com alto teor de açúcar, inclusive os salgados, como é o caso das pizzas congeladas. É importante verificar os ingredientes informados na embalagem.

Conselho nº 5: fique alerta para as bebidas que substituem o leite

Se, no lugar do leite de vaca, você consome bebidas de soja, amêndoas ou outras, acredite: não estão livres de açúcar. A bebida de amêndoas, por exemplo, pode conter até 20g por copo.

Conselho nº 6: evite as bebidas energéticas

Se os refrigerantes tradicionais são um verdadeiro poço de açúcar, as bebidas energéticas podem conter ainda mais quantidade do ingrediente: até 52g.

Conselho nº 7: cuidado ao temperar a salada

O vinagre balsâmico contém açúcar, ainda que em quantidades pequenas. De todas formas, é importante saber que o ingrediente é utilizado para adoçar seu sabor.

Conselho nº 8: fique atento com as bolachas salgadas

As aparências enganam! Muitas bolachas salgadas também contêm açúcar.

Conselho nº 9: devagar com o mel e o sirope

O mel é delicioso e muito saudável, mas deve ser consumido com moderação, já que 85% de sua composição é açúcar. Com o sirope e outros adoçantes acontece o mesmo.

Conselho nº 10: leia as etiquetas

É muito importante prestar atenção nas informações sobre os ingredientes dos alimentos que compramos. No lugar da palavra açúcar, são utilizados sinônimos como: frutose, sacarose, lactose, glucose e amido.

Conselho nº 11: evite os doces industriais

São uma tentação, mas devem ser consumidos esporadicamente, porque são puro açúcar!

Conselho nº 12: precaução com os sorvetes

Um sorvete normal contém, no mínimo, 21g de açúcar. Se somamos aos outros alimentos que comemos durante o dia, já ultrapassamos a quantidade de 25g recomendada.

Conselho nº 13: escolha iogurtes naturais

O iogurte diet costuma ter maior teor de açúcar, já que, para conservar sua textura e sabor, esta é a forma de substituir a gordura. Cuidado na hora de escolher o seu!

Conselho nº 14: escolha chocolate amargo

Se a intenção é consumir menos açúcar, escolha uma barra de chocolate amargo 70%, já que costuma ter 5g de açúcar. Aceitável se, ao longo do dia, não tivermos exagerado em outros alimentos açucarados.

Conselho nº 15: teriyaki é sinônimo de açúcar

O molho teriyaki contém um alto teor de açúcar. É delicioso mas devemos ter cuidado.

Conselho nº 16: substitua a sobremesa doce por fruta

A fruta é a sobremesa mais saudável de todas. Melhor deixar os doces para ocasiões especiais.

Conselho nº 17: escolha o pão tradicional

Aquele pão quentinho da padaria é muito mais saudável que o pão de forma ou os brioches que vendem nos supermercados e costumam ter grandes quantidades de açúcar.

Açúcar na medida certa

A saúde deve ser nossa prioridade e consumir menos açúcar é uma forma importante de cuidá-la. Vigiemos, então, nossa alimentação diariamente!

Fonte: Msn 
Compartilhar